segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

HOJE É DIA DE FORMAÇÃO SOBRE QUARESMA E TRÍDUO PASCAL

Hoje (31), em nossa paróquia haverá uma formação especial sobre o tempo da Quaresma e Tríduo Pascal, destinada especialmente aos agentes de pastorais, coordenadores de movimentos, de comunidades e membros da liturgia. O trabalho será coordenado pelo padre Jéferson Batista da Cruz, a partir das 20h, no centro catequético.
Quaresma
Lembrando que a quaresma é o tempo litúrgico de conversão, onde a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias e começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.
Tríduo Pascal
São os três dias mais importantes de todo o nosso calendário litúrgico, sendo o ponto culminante a Vigília Pascal. O tríduo se inicia com a celebração da Quinta-feira Santa e termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição.
Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor. Nesta celebração, somos convidados a celebrar a Nova Aliança selada com o Corpo e o Sangue do próprio Cristo. O gesto do lava-pés mostra Jesus como aquele que veio para servir e ao mesmo tempo nos convoca ao serviço do Reino.
Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor. Nesta celebração, somos convidados a compreender e a viver mais profundamente o mistério da cruz.
Sábado Santo. É o dia da oração silenciosa. Recordamos a morte e o sepultamento de Cristo.
Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição. É a festa da Vida Nova: a Liturgia do Fogo e da Luz, em que o Círio Pascal é aceso com o fogo novo e representa o Cristo Ressuscitado que, com sua luz, vence a escuridão; a Liturgia da Água e do Batismo, quando toda a assembléia é convidada a renovar as promessas batismais e a professar solenemente a fé; e a Liturgia Eucarística.
Jesus lava os pés dos discípulos: o serviço tem prioridade, no Reino Dele


Nenhum comentário:

Postar um comentário